Simpósio abre espaço para o debate sobre o protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade

Por Ísis Dantas

Do nascimento até a velhice as pessoas com deficiência travam inúmeras batalhas para conquistar e assegurar direitos. Muito já foi conquistado, mas há um longo caminho a ser percorrido para que tenhamos uma sociedade inclusiva e que permita e incentive o protagonismo das pessoas com deficiência.

Para discutir mecanismos para  promover o protagonismo desta população na sociedade é que o Instituto Vera Cruz de Desenvolvimento, o Fórum Colaborativo: Diversidade em Foco e a Morelate Distribuidora de Peças para Vans, Micro e Ônibus, Caminhões e Carretas, promoveram  a primeira edição do   Simpósio Colaborativo “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade”. O evento, realizado de maneira híbrida,  aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no Brasília Palace Hotel  e contou a participação de parlamentares, gestores públicos, representantes de entidades de atendem pessoas com deficiência, professores, familiares e pessoas interessadas na temática.

Durante dois dias, além de troca de experiências, o público – virtual e presencial – pôde assistir palestras com um time de renomados profissionais que abordaram temas como “Mudando o nosso olhar transformamos o mundo”; ” O protagonismo da Pessoa com Deficiência”; “O papel da Inclusão Social no Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência”; “Relacionamento e sexualidade”; “Percursos de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência”; “Contribuições da Neurociência no Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência; “Envelhecimento ativo da pessoa com Deficiência” ; “Avaliação biopsicossocial da deficiência” e “A Pessoa com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho”.

A íntegra do evento está disponível no canal do Simpósio Colaborativo no YouTube

Boas práticas e representatividade – O I Simpósio Colaborativo “Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade” foi pensado para ser um evento que promove boas práticas. Atento às questões ambientais, o Simpósio teve a certificação do Instituto Lixo Zero Brasil. Outra preocupação foi promover a inclusão de pessoas com deficiência na prática. A equipe do evento conta várias pessoas com deficiência. Além disso, alguns  palestrantes e componentes das mesas de debate também são pessoas com deficiência.

Confira algumas fotos:

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *